Depoimento de mãe | A recusa alimentar da minha filha me fez ampliar a visão como fono

julho 23, 2016
  • Um tempo atrás recebi um telefonema de uma colega fonoaudióloga. Especialista em Disfagia e com experiencia na área, ela estava enfrentando um problema com sua filha e sem encontrar um tratamento eficaz, me procurou. Sua filha estava apresentando uma recusa alimentar e ela com todo seu conhecimento na área não estava conseguindo ajudá-la. Conversamos e agendamos um encontro para avaliação da pequena e encantadora Isabela.

    O desdobramento dessa historia teve um final duplamente feliz! Isabela superou seus desafios e continua sua jornada alimentar com muita alegria! E eu, tive a chance de conhecer a sua mãe, minha colega de profissão, e de dividir com ela a abordagem que venho aplicando para as crianças com dificuldades alimentates! Carla, mãe da Isabela se dedicou, estudou, fez meu curso e hoje atende junto comigo, ajudando outras crianças com os desafios na sua alimentação como Isabela. Carla atualmente faz parte da equipe de profissionais do Instituto de Desenvolvimento Infantil!

    Leia na integra essa história de como Isabela venceu sua recusa alimentar!

    foto_patricia_junqueira1

    Fonoaudióloga Dra. Patrícia Junqueira | CRFa 5567.

    Depoimento de Mãe | A recusa alimentar da minha filha me fez ampliar a visão como fono

    Eu nunca pensei que minha filha fosse apresentar uma dificuldade tão grande a ponto de não querer comer. O pouco que ela ainda aceitava, nauseava e vomitava. Esse pesadelo aconteceu comigo sim, mesmo eu sendo fonoaudióloga especialista em Disfagia (dificuldade para deglutir) e estar bastante acostumada a tratar pessoas que engasgavam. Mas, descobri com a minha filha, que o que eu não sabia era lidar com a recusa alimentar.

    Como despertar o desejo dela comer e como fazer com que ela parasse de nausear e vomitar quando se deparava com sabores diferentes do leite? Ela precisava iniciar a introdução alimentar complementar e eu não estava conseguindo fazer isso apenas com a orientação do médico.

    Quando minha filha tinha 9 meses, eu me vi perdida e comecei a achar que algo estava muito errado com ela. Amigos e familiares não percebiam esse problema, muitos falavam que era uma fase da criança em não querer comer e que, um dia, isto iria passar. Mas eu não desisti de procurar ajuda. Após muitas buscas, encontrei a Fga Dra. Patricia Junqueira na internet, relatando sobre a experiência dela com recusa alimentar e divulgando um curso específico acerca desse assunto no Instituto de Desenvolvimento Infantil.

    Decidi marcar uma avaliação com a Fga. Patrícia e tentar buscar uma solução para o problema da minha filha que não comia. Após ser acolhida, descobri que minha filha não suportava lidar com diferentes sabores, viscosidades e texturas de alimentos. Ela tinha uma sensibilidade oral muito grande na boca e isso tudo, somado a inúmeras tentativas de fazer com que ela comesse, acabou gerando uma aversão alimentar terrível.

    Imediatamente iniciei o tratamento da minha filha com a Fga. Patrícia e também acabei optando por aprender mais, me matriculando no Curso Visão Ampliada e Integrada do Desenvolvimento Alimentar Infantil para Fonoaudiólogos.

    O resultado de todo trabalho realizado apareceu logo e, após dois meses e meio, minha filha voltou a se alimentar de forma feliz e sem vomitar.

    Sou extremamente grata por ter encontrado a querida Fga Patricia Junqueira e por ter conhecido a abordagem integrada e ampliada, abordagem para recusa alimentar pouco conhecida no Brasil, utilizada no Instituto de Desenvolvimento Infantil.

    Sou muito grata também pelo que aprendi ao longo deste processo, pois isso me faz ter o desejo de continuar ajudando pacientes e famílias que passam por este problema.

    Pati, querida, você foi a luz do meu caminho com a Isabela. Muito obrigada por nos acolher e nos guiar na nossa jornada alimentar!

    Carla Deliberato

    Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail
Leave a reply
5 mitos e verdades sobre o engasgo na criançaParabéns aos nossos pediatras! | 27 julho 2016
All comments (14)
  • Sandrelli
    24/07/2016 at 10:25 am

    Gostaria de informações sobre este curso.

    Reply
    • Fábrina Prado
      @Sandrelli
      24/07/2016 at 2:00 pm

      Gostaria de receber informações sobre o curso. As técnicas também são utilizadas para crianças maiores com TEA?

      Reply
      • Olá Fabiana! O Curso aborda uma visão ampliada sobre as dificuldades alimentares infantis. Sim, a abordagem pode ser utilizada para crianças com TEA. Se inscreva em […] Read MoreOlá Fabiana! O Curso aborda uma visão ampliada sobre as dificuldades alimentares infantis. Sim, a abordagem pode ser utilizada para crianças com TEA. Se inscreva em nossa lista e receberá maiores informações. Voc~e também pode baixar gratuitamente meu e-book que fala sobre e essa abordagem que venho utilizando para crianças com recusa alimentar. Abraço Patrícia Read Less

        Reply
    • Patrícia Junqueira
      @Sandrelli
      04/08/2016 at 7:35 pm

      Olá! O Curso aborda uma visão ampliada para as dificuldades alimentares infantis. É realizado para fonoaudiólogos que desejam se aprofundar no diagnóstico e tratamento de bebês […] Read MoreOlá! O Curso aborda uma visão ampliada para as dificuldades alimentares infantis. É realizado para fonoaudiólogos que desejam se aprofundar no diagnóstico e tratamento de bebês e crianças com desafios em sua alimentação. O próximo curso será nos dias 16, 17 e 18 de setembro aqui em SP. Veja os detalhes no site do Instituto. Abraço, Patrícia Read Less

      Reply
  • Hyasmin Carvalho
    24/07/2016 at 1:58 pm

    Tb gostaria de informações sobre este curso. Estou com várias crianças que tb tem recusa alimentar para alguns alimentos, algumas tem autismo. Gostaria de fazer […] Read MoreTb gostaria de informações sobre este curso. Estou com várias crianças que tb tem recusa alimentar para alguns alimentos, algumas tem autismo. Gostaria de fazer o curso. Read Less

    Reply
    • Olá Hyasmin! O próximo Curso será nos dias 16, 17 e 18 de setembro aqui em SP no Instituto. Se você está em nossa lista, receberá […] Read MoreOlá Hyasmin! O próximo Curso será nos dias 16, 17 e 18 de setembro aqui em SP no Instituto. Se você está em nossa lista, receberá as informações. Até breve! Patrícia Read Less

      Reply
  • Camila
    24/07/2016 at 4:26 pm

    Oi Patricia! Quando terá esse curso?

    Reply
  • Mari
    24/07/2016 at 4:36 pm

    Linda Carla! Parabéns!!!

    Reply
  • Marisa Petkevicius
    30/07/2016 at 2:38 am

    Sensacional! Demais a evolução da linda Isabela nos vídeos! Parabéns Pati e parabéns mamãe! 😋😋😋

    Reply
  • Fernanda
    08/10/2016 at 1:19 am

    O tratamento se deu como? Meu filho tb tem recusa e começou tratamento com fono de sensibilidade oral, mas ainda não avançamos muito. Obrigada

    Reply
    • Patrícia Junqueira
      @Fernanda
      09/10/2016 at 8:39 pm

      Olá Fernanada! Obrigada pelo contato. O tratamento depende do diagnóstico e do desafio que a criança apresenta para se alimentar. O foco do tratamento não é […] Read MoreOlá Fernanada! Obrigada pelo contato. O tratamento depende do diagnóstico e do desafio que a criança apresenta para se alimentar. O foco do tratamento não é a boca, mas sim o momento da refeição. Avaliamos as competências e habilidades da criança comer, mas levamos em conta suas experiências no momento da refeição. Permanecemos à disposição. Read Less

      Reply
  • […] Conheça aqui a história da Carla, fonoaudióloga especialista em disfagia que lutava com a recusa … […]

    Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *