O que a "língua presa" tem a ver com a alimentação do seu filho

fevereiro 11, 2017

Você já deve ter ouvido falar em “língua presa”, não é? Este é o nome popular que é dado quando o frênulo da língua é curto (anquiloglossia é o termo científico). Frênulo da língua é uma pequena prega de membrana mucosa que conecta a língua ao assoalho da boca.  Essa membrana pode limitar os movimentos da língua em graus variados, dependendo do seu tamanho, formato e local no qual esta inserida. De tão importante, este foi o tema escolhido para comemoração do Dia Mundial da Motricidade Orofacial de 2017 (dia 17 de fevereiro, próxima sexta-feira!).

O que o frênulo curto causa

A anquiloglossia, ou frênulo curto, pode ter impacto negativo na fala e também na alimentação. Com relação à alimentação os prejuízos podem se iniciar na fase de amamentação, pois durante a sucção a anatomia da língua pode dificultar a pega na mama materna, dificultando a retirada do leite, podendo até, segundo alguns estudos, interferir no ganho de peso do bebê.

Outro impacto importante no desenvolvimento alimentar dessas crianças é em relação à mastigação. O que observamos na prática clínica é uma dificuldade na movimentação da língua, no transporte do alimento dentro da boca, o que faz com que a criança tenha dificuldade de para triturar o alimento e engoli-lo. Isso também já foi comprovado com pesquisas.

Ainda nos dias de hoje recebo com relativa frequência crianças a partir de um ano, que recusam alimentos sólidos e que não puderam aprender a mastigar por que não conseguiam mover pedaços de alimentos com a língua dentro da boca. Se a língua não é capaz de levar o alimento para as laterais da boca, para que os dentes possam mastiga-los, como vão conseguir engolir esses alimentos?

O que fazer se seu filho tem frênulo curto

Nesses casos, após a avaliação (que pode ser realizada por um fonoaudiólogo ou médico capacitado), e detecção da alteração, a conduta é a realização de uma cirurgia chamada frenulectomia que possibilitará o reparo necessário a essa estrutura anatômica. Posteriormente inicia-se o treino para aprendizado da mastigação para consequente aceitação dos alimentos sólidos.

Nesses casos a intervenção precoce é fundamental pois poderá minimizar e evitar dificuldades no aprendizado alimentar e da fala, amplamente comprovados na literatura.

Se você suspeita que seu filho tem frênulo curto, procure um Fonoaudiólogo Especialista em Motricidade Orofacial. Ele saberá como te ajudar!

foto_patricia_junqueira1

Fga. Dra. Patrícia Junqueira | CRFa. 2 – 5567

imagem_fc_Dia_MO_2017

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail
Leave a reply
Vem aí… | IV Encontro de mães de pacientes do Instituto de Desenvolvimento InfantilHoje é o Dia Mundial da Motricidade Orofacial! | 2017
All comments (1)
  • Fernanda
    12/08/2017 at 1:33 am

    E o dentista??? Porque ninguém falou nele???

    Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *