Porque seu filho tem de aprender a mastigar direito | Veja o post da Fga. Dra. Patrícia Junqueira para o It Mãe

março 11, 2016

Recebo muitos bebês e crianças com queixa de recusa e seletividade alimentar. Boa parte dessas crianças não comem porque apresentam dificuldade ou não sabem mastigar. Essas famílias lutam incansavelmente para ofertar alimentos em grãos ou pedaços aos seus filhos. Tentam “esconder” a carne por baixo do purê (o famoso e”scondidinho”!), ligam a TV para distrair a criança enquanto come… Insistem, insistem, insistem…

Há ainda algumas crianças que apresentam engasgos ou vômitos frequentes durante ou após almoço. Chegam ao Instituto com os mais variados tipos de exames de imagem, e quase todos com resultado normal. Tudo na tentativa de compreender os sintomas de desconforto ou recusa alimentar.

Morder e mastigar alimentos é uma tarefa multissensorial que requer um elevado nível de coordenação de todas as partes da boca. O grau de habilidade é determinado pela percepção sensorial, discriminação e coordenação integrada da mandíbula, lábios, bochechas e língua.

Quando há qualquer dificuldade nesse processo de coordenação e percepção sensorial dos alimentos, a mastigação possivelmente estará prejudicada. Por que?

Porque a mastigação é um ato aprendido e depende de todo esse “treino” com os alimentos. Se a criança sente desconforto com determinada textura, irá recusar o alimento e consequentemente não progredirá no aprendizado da mastigação.

Por isso, convido você a ler o post da minha coluna no Portal It Mãe e compreender como o aprendizado da mastigação acontece!

Ótima Leitura!

Porque seu filho tem que aprender a mastigar direito | It Mãe

foto_patricia_junqueira1

Autora: Fga. Dra. Patrícia Junqueira (CRfa. 5567).

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail
Leave a reply
Depoimento de Mãe | Foi bom ter procurado ajuda cedo[AULA ONLINE GRATUITA] com a Fga. Dra. Patrícia Junqueira sobre O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NO TRATAMENTO DAS DIFICULDADES ALIMENTARES INFANTIS
All comments (1)
  • Delvania
    13/03/2016 at 6:05 pm

    Olá, sou fonoaudióloga especialista em motricidade orofacial, dou acessoria para uma escola de berçário e educação infantil. Vejo que o aumento das crianças seletivas, ou […] Read MoreOlá, sou fonoaudióloga especialista em motricidade orofacial, dou acessoria para uma escola de berçário e educação infantil. Vejo que o aumento das crianças seletivas, ou com dificuldade de alimentação só cresce. Mas nosso trabalho tem sido tão importante que em vários casos conseguimos sucesso com os pais, a criança e equipe escolar. No consultório não é diferente. Essa semana tivemos a semana de mastigação e gustacao foi um sucesso. Adorei a matéria. Delvania. Read Less

    Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *