Psicologia

  • Atendimento às Crianças e Famílias com Desafios Alimentares

    Crianças com desafios alimentares apresentam comportamentos específicos ligados à dificuldade. Demonstram ser inflexíveis e muitas vezes, depois de superados alguns fatores de impedimento para se alimentar, continuam com comportamento de recusa alimentar.

    Muitas delas, quando chegam ao Instituto, já fazem algum tipo de terapia psicológica.  Porém observamos que as técnicas das terapias psicológicas “tradicionais”, não atingem as crianças com esse tipo de desafio, de maneira rápida e eficaz. Crianças com dificuldade ao se alimentarem tem uma certa urgência na resolução do problema.

    Desta forma, propomos uma abordagem integrativa para trabalhar as crianças, bem como as famílias, que tanto sofrem com essas questões.

  • Mindfulness com Crianças

    Nas sessões com crianças que apresentam desafios alimentares, utilizamos o Mindfulness. Tem se mostrado uma técnica eficaz, pois ajuda a criança a pausar antes que tenha uma reação diante de uma situação que entenda como ameaçadora, que nesse caso é representado por algum tipo de comida. Além disso auxilia na concentração das atividades e flexibilidade nos comportamentos.

    É uma técnica, que inicialmente foi desenvolvida para adultos, mas que foi adaptada para crianças. Faz uso de práticas e brincadeira, inspiradas na filosofia budista. São sessões semanais, que podem ser individuais e grupais (crianças da mesma idade) e que tem duração de uma hora.

  • Grupo de Mães

    Muitas mães chegam ao Instituto desacreditadas, perdidas e culpadas pela condição que seus filhos apresentam e pela peregrinação pelos diversos profissionais. Por isso, criou-se um grupo de suporte, que não é terapia, aliás muitas já fazem. Trata-se de um espaço de acolhimento, confiança e partilha de experiências para lidar com a avalanche de emoções envolvidas nos desafios alimentares.

    Existem Dois Tipos de Encontros

    Encontro Mensal – aberto para todas as mães de crianças que estão em atendimento. É um momento para compartilhar experiências com outras pessoas que passam pelos mesmos desafios, ter a oportunidade de trocar com as mães de crianças que já superaram essa dificuldade e participar de palestras informativas com os profissionais da equipe do Instituto. Além disso fazem meditação e muita arte. Encontros mensais, sempre aos sábados pela manhã.

    Encontro Semanal – Com duração de 8 encontros e número limitado de participantes. Diferentemente do grupo mensal, esse tipo de encontro vai ajudar as mães fornecendo instrumentos para que essas possam lidar com os desafios das dificuldades alimentares de maneira mais tranquila e eficaz. Baseados em técnicas de Mindfulness, na qual ajuda a combater a ansiedade, entender que pensamentos que vem e vão, lidar melhor com situações de estresse e dor, experienciar de forma mais confiante emoções, pensamento e sensações que causam mal estar. É um convite para um diferente olhar para a situação vivida.

  • Psicoterapia com Crianças e Adolescentes

    Algumas crianças e adolescentes têm dificuldade de identificar e entender algo que não está bem no seu desenvolvimento emocional. Desta forma podem apresentar comportamentos que prejudicam seu dia a dia, tais como: agressão, timidez, choro excessivo, medo, recusa de ir a escola, recusa alimentar, entre outros. A psicoterapia infantil serve justamente para investigar e identificar questões que impedem ou dificultam o desenvolvimento natural das crianças. Desta forma, ajuda os pais e outros profissionais envolvidos, a entender o que está acontecendo, oferecendo a possibilidade de mudanças para que esses comportamentos não se cristalizem, retornando a um equilíbrio e bem estar emocional.

    O trabalho começa com entrevista com os pais, seguido de avaliação com a criança, utilizando instrumentos científicos para identificação das dificuldades e finalizando com uma devolutiva para discussão, juntamente com a família, de um plano de tratamento. Caso a criança tenha indicação de psicoterapia, dependendo do resultado da avaliação, serão realizados atendimento semanais de 50 minutos.