Sobre nós

Conheça quem somos e nossa missão
  • Quem somos

    Uma organização que possui um olhar integrado para o desenvolvimento e para as necessidades específicas das crianças com questões fonoaudiológicas

    O Instituto de Desenvolvimento Infantil é uma organização que possui um novo olhar para o desenvolvimento da criança.
    Temos uma visão ampliada do desenvolvimento infantil, em que cada elemento desse processo está intimamente conectado e interdependente ao outro. 
    Identificamos a infância como um período, também único, de abertura para o mundo e para múltiplas aprendizagens. Reconhecemos a importância e a potência do contexto e das relações para o amplo desenvolvimento das crianças. 

    A partir dessa visão ampliada de infância e de criança, consideramos que todos os elementos do processo estão intimamente conectados e são interdependentes entre si. Esse olhar nos permite uma compreensão mais precisa das necessidades e potencialidades da criança, bem como a identificação de “bloqueios” que possam estar dificultando e/ou impedindo seu desenvolvimento harmonioso.

    Valorizamos a família de cada criança, respeitando e compreendendo seus valores, crenças, desejos, e necessidades. Nesse sentido nos tornamos parceiros nesse processo de promoção e estímulo ao desenvolvimento infantil. Por isso  nosso empenho em criar um espaço de promoção de saúde e atendimento às necessidades específicas das crianças com questões fonoaudiológicas.

    Visamos para isso tanto o atendimento clínico terapêutico, como estratégias de prevenção e promoção da saúde infantil, que impactam no desenvolvimento harmonioso da sua comunicação. 

  • Nossa missão

    Compreender e auxiliar a criança na sua totalidade

    Nesse sentido, nosso compromisso é :

    – Desenvolver uma compreensão abrangente e integrada entre, alimentação, aspecto motor, motricidade orofacial e desenvolvimento da habilidade comunicativa;

    – Identificar problemas orais, sensoriais, gastrointestinais e de aprendizagem que possam interferir na capacidade da criança comer e se comunicar;

    – Visualizar os desafios da disfagia pediátrica dentro de uma perspectiva holística, que se baseia nas habilidades e potencialidades da criança, bem como nos seus estilos de aprendizagem individual;

    – Implementar uma abordagem terapêutica de resolução de problemas de modo gentil  e respeitoso, integrando a família da criança em todo o processo;

    – Promover ações que possam contribuir com a formação de profissionais que atuam com crianças em fase de desenvolvimento.