"Você acha que mastigar bem é importante? Por que?" | Dia Mundial da Motricidade Orofacial 2019

fevereiro 17, 2019
  • Olá!

    Você sabia que a segunda maior causa das dificuldades alimentares infantis são as alterações sensório-motoras-orais?

    O que a literatura aponta é exatamente o que vejo diariamente no atendimento a essas crianças no Instituto de Desenvolvimento Infantil. Dentre tantas alterações orais possíveis nessa população, dificuldades para MASTIGAR são muitíssimo frequentes e tema de enorme preocupação dos pais.

    O que fazer quando uma criança não aceita alimentos com texturas apropriados para sua idade?

    Qual orientação tem sido dada pelos profissionais que lidam com a população pediátrica quando a criança não mastiga e consequentemente não aceita alimentos sólidos?

    Quando a criança apresenta uma dificuldade para mastigar, orientações e condutas frequentemente recebidas e citadas pelos pais no primeiro contato comigo como insistir, colocar na escola, culpar a mãe ou deixar sem comer, não têm ajudado efetivamente essas crianças.

    E o pior, a falta de um diagnóstico precoce tem levado cada vez mais crianças a desenvolverem uma relação muito negativa com os alimentos e com o momento da refeição. Por isso abracei o tema deste ano do Dia Mundial da Motricidade Orofacial: “Você acha que mastigar bem é importante? Por que?”

    Neste vídeo abaixo e em outros que virão na sequência preparei uma material incrível para você entender melhor a importância da mastigação!

    Se lembrar de alguém a quem este vídeo possa beneficiar, fique à vontade para compartilhá-lo!

    Abraço fraterno,

    Fga. Dra. Patrícia Junqueira CRFa. 2 - 5567
    Fga. Dra. Patrícia Junqueira | CRFa. 2 – 5567.

    Assista ao vídeo abaixo!

Leave a reply
Jornal da Band entrevista a fonoaudióloga da nossa equipe Rosana Magagnini sobre a importância da mastigaçãoAconteceu no Instituto | Primeiro Encontro de Mães e Pais de Pacientes do Instituto 2019

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.