Você já levou seu filho para cozinhar com você?

outubro 18, 2015

Tenho sempre por princípio que fazer as coisas junto com as crianças pode favorecê-las de muitas maneiras. Quando a criança se sente inserida no contexto em que vive e participa junto com a família, isso fica especialmente registrado em suas mentes. É como fazer uma pipa com ao papai e ir soltá-la num lindo dia de sol. É como construir um castelo na areia da praia com o irmão e chamar o papai e a mamãe para admirá-lo!

Isso também acontece quando levamos nossos pequenos para cozinhar em família. Desde a escolha do que fazer, os ingredientes que comprar, o como fazer, e a experiência de sentir na sua totalidade, garantem diversão, aprendizado e muita bagunça!! Não importa qual a idade do seu filho, pois em cada fase, é possível realizar atividades diferentes na cozinha!

Por isso, nesse mês da criança escolhemos especialmente esse post com esse vídeo, recheado de ideias e sugestões para você fazer com seus filhotes:

Dicas para envolver as crianças na cozinha – uma ótima maneira de ajudá-los a desenvolver hábitos alimentares saudáveis!

– A maior parte das crianças gosta de ajudar na cozinha. Enquanto eles ajudam, você pode falar com eles sobre alimentos saudáveis e as porções que devemos comer de cada um;
– Crianças gostam de comer os alimentos que eles fazem. Essa é uma boa maneira de fazê-los experimentar novos alimentos;
– Cozinhar dá às crianças a oportunidade de medir, contar e ver como os alimentos são transformados. São princípios do aprendizado da matemática e de ciências. Seu filho pode aprender novas palavras e novos símbolos cozinhando com você. Converse sobre a a comida e o que estão fazendo. Leia com eles as palavras que vêem nos rótulos dos alimentos.
– Limpar a bagunça que sobra ensina responsabilidade. Que faz parte de muitas coisas criativas que fazemos;
– Cozinhar ajuda a desenvolver uma boa autoestima nas crianças. A maioria delas se sente orgulhosa e importante quando ajuda a preparar os alimentos;
– O tempo gasto cozinhando com os pais oferece uma oportunidade especial para dar um bom exemplo. Cozinhar junto fortalece laços e cria memórias para uma vida toda!

Como as crianças podem ajudar?

Aos 2 anos
– Limpar bancadas
– Lavar frutas e verduras
– Quebrar couve-flor ou brócolis em pedaços
– Soltar as folhas da alface ou de outras verduras
– Levar ingredientes de um lugar a outro

Aos 3 anos
– Embrulhar batatas com papel alumínio
– Sovar e dar forma a massas
– Passar patês
– Misturar ou despejar ingredientes
– Mexer líquidos num pote fechado para misturá-los
– Colocar coisas no lixo

Aos 4 anos
– Descascar mexericas ou ovos cozidos
– Amassar bananas ou feijão com um garfo
– Cortar ervas como salsinha, coentro ou cebolinha com tesouras seguras para crianças
– Arrumar a mesa

Aos 5 anos
– Medir ingredientes
– Usar um batedor de ovos

Agora veja este vídeo dos “Grandes Pequeninos” na cozinha, fazendo um “Pão de Queijo Funcional”!

Boa diversão em família na cozinha!!

foto_patricia_junqueira1

Fonoaudióloga Dra. Patrícia Junqueira | CRFa. 5567

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail
Leave a reply
A fonoaudióloga Dra. Patrícia Junqueira participou hoje do Congresso de Medicina Miofuncional Orofacial em Barcelona, Espanha5 problemas comuns na criança com dificuldade alimentar

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *